sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Finalização do Projeto didatico: No Sítio do Pica-pau Amarelo tem: Poesia

“As poesias, parlendas, trava-línguas, os jogos de palavras, memorizados e repetidos, possibilitam às crianças atentarem não só aos conteúdos, mas também à forma, aos aspectos sonoros da linguagem, com ritmo e rima, além das questões culturais e afetivas envolvidas.” ( Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil).


A Educação Infantil é um excelente momento para inserir poesia na vida das crianças, pois a brincadeira com as palavras e sons desperta o bem estar e sentimentos agradáveis, a poesia é o texto escrito ou falado, que apresenta ritmos e rimas. É um tipo de texto que atrai muito, pois apresentam um caráter lúdico que ajudam na elaboração e orientação didática da sala de aula.
Pensando nisso, foi realizado na Escolinha Sítio do Pica-pau Amarelo- Várzea Nova Bahia o Projeto: No Sítio tem poesia, durante os meses de agosto e setembro; além de despertar o gosto pela leitura, o projeto também objetivou levar ao conhecimento dos alunos e comunidade a obra do poeta Vinícius de Moraes através da leitura do  livro A Arca de Noé. Dessa forma  os alunos vivenciaram o papel de leitores, mesmo antes de saberem ler convencionalmente.
 O produto final aconteceu dia 10 de outubro com a realização de uma Caminhada Literária pelas ruas da cidade e apresentação de Sarau. A Fanfarra Municipal  participou do evento e através do ritmo da percussão buscou-se chamar a atenção de todos para a necessidade de incentivar a leitura desde cedo.

Confiram alguns momentos:





ABERTURA DO SARAU:
"A arca desconjuntada
Parece que vai ruir
Entre os pulos da bicharada
Toda querendo sair" 




Algumas poesias apresentadas no sarau:

AQUARELA




 O GIRASSOL


O RELÓGIO:



 

Nenhum comentário: