quinta-feira, 22 de novembro de 2012

VAMOS OPINAR?

Olá queridos alunos da 8ª M1, assistam ao video, leia o texto e opinem:

Gabriel O Pensador: Rap do Feio

Dois irmãos gêmeos, um bonito e um feio
desde cedo o bonito sacaneava o feioso
dizendo que ele mais tarde ia trabalhar num rodeio fazer careta pro touro e deixar o bicho nervoso
"Cala a boca, pentelho!", repondia o feinho
"Vai casar com o espelho? Então fica sozinho"
e o feio saía sempre fazendo amizade, sem a menor vaidade
popular na cidade
na adolescência, malandro, mandava bem nas festinhas
e o bonito bolava se aparecia um espinha
"Que espinha nem cravo, meu irmão, não esquenta! Eles apagam a luz antes da música lenta!"
"Uh, uh, uh, que beleza!"
E muito tempo depois, vendo o seu irmão tão lindo e tão mal humorado
o feio, sorrindo, criou um belo ditado:
"A beleza é passageira, mas feiúra é um bem que a gente tem pra vida inteira"
A mulherada gostava, a natureza foi sábia
ele perdia em boniteza mas ganhava na lábia:
"aí, gatinha, chega aí, chega mais perto, Não tema
eu sou 100% feio, eu sei, qual o problema?
eu sou feio mas te faço feliz, com palavras gentis
um papaya com licor de cassis
o feio sabe o que faz, o feio sabe o que diz
os detalhes sutis, você vai pedir bis
mais vale um feio maduro que dez galãs infantis
então pensa num ator, que eu penso numa atriz
apaga a luz e vem que o amor é cego, meu bem
abre a porta e vai entrando que eu entro também"
"Uh, uh, uh, que beleza!"
É dos feios que elas gostam mais
o feio não vacila, o feio corre atrás
e corre na frente, é valente, chega junto
um feio inteligente nunca fica sem assunto
já o bonito é diferente
confia na beleza e fica meio… diz, displicente
e nesse meio tempo em que o bonito só pensou no visual
o feio se arrumou e ganhou na moral
na real, o bonito se dá mal geral
quando é festa, churrasco, pagode ou carnaval
porque sempre que a mulher acompanhada perde a linha
só olha pro bonito
"Nossa, que gracinha!"
mas aí o maridão, que já tá cheio de cana
junta logo os outros cornos pra juntar o bacana
e se tiver tiro, o bonito é que morre
o corno corre, a mina chora e adivinha quem socorre?
acertou em cheio quem achou que é o feio
que executa a mulher do alheio sem tiroteio
e se a própria mulher depois resolve contar
e o marido traido se recusa a acreditar:
"Quem?! Aquele cara ali? Ah, fala sério! Se é com ele pode ir."
"Uh, uh, uh, que beleza!"
Eu sou feio mas eu faço bonito
E as mulhé dão grito, e as mulhé dão grito!
Eu sou feio mas a sorte me escolhe
E as mulhé dão mole, e as mulhé dão mole!


Bem legal, não é mesmo? Agora é a sua vez:

Reflitam sobre o que diz a canção, o que a mídia tem apresentado sobre sinônimo de beleza e comentem respondendo à pergunta:

 Você acha que beleza é fundamental?




21 comentários:

Anônimo disse...

Não. Existem pessoas que não são tão providas de beleza,mas que cativam tanto pela simpatia e simplicidade se tornando uma companhia muito mais agradável que qualquer uma de beleza invejável,que por saber ser bela se torna insuportável. Seria bom se as pessoas dessem valor ao ser humano não a aparência.
BEATRIZ ROCHA.

Anônimo disse...

Sara Gabriela

A beleza pode atrair mais não é fundamental , o que importa de verdade é o caráter , a personalidade , a dignidade , o respeito ...
O que importa mesmo é a beleza interior e não a exterior, do que iria adiantar uma pessoa linda por fora e pobre de espirito por dentro? Nem sempre um rosto bonito diz o que a pessoa é , muito menos o seu modo de agir e pensar.

Anônimo disse...

Não,Porque beleza nem sempre é fundamental.Na maioria das vezes as pessoas se encantam pela beleza e esquecem do caráter,como já diz o ditado que não podemos julgar o livro pela capa.

Vanuza Vasconcelos.

vinicius sena disse...

Muitas vezes as aparências não importam , o que importa é o que as pessoas são , igual os dois irmãos um é bonito mais não consegue o que quer , o outro é feio mais é bem sucedido.

Anônimo disse...

Bianca Barreto Lima.

Atualmente a mídia formula uma imagem padrão de beleza (busca da perfeição corporal) e faz com que as pessoas em geral se espelhem nos padrões que são apresentados. Toda essa pressão da sociedade causa insatisfação nos exemplos de "perfeição" e não se sentirem dentro dessas exigências desenvolvendo até doenças psicológicas.
Acredito que mais importante que a beleza física é a beleza do amor, do respeito pela vida e pelo próximo, do bom caráter, da honestidade, da humildade, da bondade que fazem do ser humano um ser completo e muito mais bonito.

Ivo Tomáz disse...

É bem legal!
Digamos que a beleza é algo fundamental, porém muito contextual.
Na vida cotidiana, é raro quem não dê a mínima importância para a beleza física. Tanta gente fazendo escova progressiva no cabelo, plásticas aqui e ali, colocando silicone, se maquiando e tal...
O fato é que muitas vezes o coração diz que o que importa é a beleza interior, mas os olhos sabem que buscam a beleza externa.
Mas a questão é: De que vale uma moldura boa se o quadro for ruim?
A moldura só atrairia, mas não faria a pessoa gostar do quadro, né?!
Zac Efron, por exemplo, é um dos mais desejados pelas mulhres. Mas não tem nem de longe a “beleza” que tem Adam Sandler que parece o capeta chupando manga.
Então, se nos foi dada a inteligência, não deveríamos nos preocupar tanto com beleza física. Mas sim buscar a beleza em outros quesitos. Nos sonhos; em tudo que fazemos; nos trabalhos realizados; na vida. Porque ser belo, é dar o melhor de você sempre.
Finalizando, ter beleza física é bom, porém não é o mais importante. Tudo porque no final é apenas como diz a frase: "Beleza não se põe à mesa, mas abre o apetite".
Portanto, se a pessoa estiver com fome, ela não vai precisar de algo que a abra o apetite.
Beijos#IvoTomáz

Jessie Gama disse...

Muitas pessoas procuram cuidar da aparência, namorar uma pessoa bonita, mas só isso não é o suficiente. Namorar alguém bonito, só vai te deixar feliz por fora e por dentro, nem faz muita diferença, um dia a beleza acaba e o que sobra é o caráter. Seria bom se às pessoas ligassem menos para a beleza externa, seria mais fácil. Tantas pessoas que sofrem depressão e sem contar nos problemas psicológicos como a anorexia, que levam às pessoas à morte. Beleza muitas vezes, se torna uma obcessão, que depois pode ser transformada em uma loucura..

Jessie Gama disse...

Muitas pessoas procuram cuidar da aparência, namorar uma pessoa bonita, mas só isso não é o suficiente. Namorar alguém bonito, só vai te deixar feliz por fora e por dentro, nem faz muita diferença, um dia a beleza acaba e o que sobra é o caráter. Seria bom se às pessoas ligassem menos para a beleza externa, seria mais fácil. Tantas pessoas que sofrem depressão e sem contar nos problemas psicológicos como a anorexia, que levam às pessoas à morte. Beleza muitas vezes, se torna uma obcessão, que depois pode ser transformada em uma loucura..

Anônimo disse...

Tem gente que quer humilhar as pessoas por que tem dinheiro, fama, beleza, pensando que isso é tudo, e com isso humilhando aquela pessoas Humildes que n]ao tem condiçoes, e hoje as pessoas estão deixando levar por beleza Física e não pelo caratér da pessoa. A beleza é uma coisa boa porém ser Humilde e não deixar de lado aquela pessoas que não tem o mesmo que você. Isso que eu quiz dizer sobre o video. Guilherme Cézar

Anônimo disse...

A beleza é muito bom, mais as vezes tem gente que não tem beleza mais quer porque quer ficar bonito, e assim faz cirugias para modificar a cara e etc. é feio e quer ser bonito? só nascendo de novo(...) Guilherme Cézar

Anônimo disse...

Jéssica De Oliveira Lima.
Não, a ditadura do belo leva as pessoas a se internar em academias de ginástica e buscar todas as cirurgias plásticas existentes. Tudo em busca de um padrão de beleza imposto pela mídia. Poucas sabem, no entanto, que o corpo ideal pode não estar no silicone ou no botox, mas sim na mente. Depende da forma como você se vê.

Anônimo disse...

Jéssica De Oliveira Lima
Não, ditadura do belo leva as pessoas a se internar em academias de ginástica e buscar todas as cirurgias plásticas existentes. Tudo em busca de um padrão de beleza imposto pela mídia. Poucas sabem, no entanto, que o corpo ideal pode não estar no silicone ou no botox, mas sim na mente. Depende da forma como você se vê.

Rodolfo disse...

Na minha opnião,sim beleza é fundamental, mas não a adianta a pessoa ser super bonita e ter um coração,uma alma horrível,temos que ser lindo nas duas categorias interna e externa. ;)

Anônimo disse...

Só acho engraçado a hipocrisia do povo!, kkkkkkkkkkkkkkkkk, jaja faço meu texto Pró...
Juliano Reis

Anônimo disse...

Se eu falasse que beleza não é nada, estaria sendo hipócrita, assim como a maioria hoje, enfim, acredito que a beleza é algo que atrai, chama atenção, o caráter é algo que conquista. Infelizmente vivemos em uma sociedade que é manipulada por tudo e todos, tudo está a favor dessa "revolução", é uma revolução em que suas consequências é vem desvalorizando os valores morais, priorizando e exaltando o exterior, deixando o caráter extremamente fútil. Essa revolução é executada por várias partes, mas com maior participação da mídia visual, me refiro a TV em geral. Eles definem a moda, o vestido que tá bonito pra praia, o batom adequado, o cabelo atraente e etc. Infelizmente tudo isso, é "ingerido" pela população de uma forma muito fácil e eficaz, tornando a moda e a mente das pessoas, altamente flexível e manipulável. E esse é um breve resumo sobre beleza, nesse maldito século XXI!.

Juliano Reis

Anônimo disse...

Muito bom. Tem razão Sobre a beleza, eu a considero fundamental, mas não a externa, e sim a interna.
O que é a beleza, senão um estágio passageiro com que a plástica natural nos presenteou?

Não que ela não seja importante. Ela é... E muito... Mas não tão fundamental que não possa ficar em segundo plano.

Fundamental eu diria que é o nosso intelecto.

Esse conjunto onde se mistura a sabedoria, a determinação da coisa bem feita, a posse e a utilização da humildade para com as pessoas, que muitas vezes se sobressaia e supera a beleza externa.

De nada adianta a beleza, se vivermos a vida de modo a utilizar só nossa parte exterior.

Esquecendo-se de interiorizar-nos com conhecimento, com gestos e principalmente compartilhando com o próximo essa nossa beleza, que tanto ilumina e irradia aqueles que nos cercam.

Somos aquilo que possuimos em nosso interior, com máscara, sem máscara, bonitos ou não tão esculturalmente presenteados.

Dê valor à sua beleza sim, mas alimente seu interior. Ele fará sempre a diferente.

De nada adianta uma beleza de boca fechada, sem palavras, sem argumentos, sem conhecimento.

Nossa sabedoria não vem estampada em nossa face. Ela é parte de nós, que os outros muitas vezes não enxergam, mas é o que nos faz sermos alguém.
Pro essa ae e minha opinão e o que eu acho, cada um tem uma opinião do geito q tem de ser ...

Opinião de : Adrielle Soares.

Anônimo disse...

Eu não acho que beleza seja fundamental, ela com ctz tem muito poder, algumas pessoas sobem na vida atraves da beleza, mas ela não dura pra sempre por isso não pode ser fundamental. O fundamental é você viver bem com você mesmo, se aceitar do jeito que você é, e ser feliz .
Gabriel Passos.

Anônimo disse...

Eu não acho que beleza seja fundamental, ela com certeza tem muito poder, alguma pessoa sobem na vida atraves da beleza, mas ela não dura pra sempre por isso não pode ser fundamental. O fundamental é você viver bem com você mesmo, se aceita do jeito que é, e ser feliz.
Vitor Gabriel



darkdragon disse...

Robert P. Fernandes
bem a unica coisa que entendi foi nasceu bonito sera exibido e ''superior´´ nasceu feio tem que se virar

Robert Pereira Fernandes disse...

eu entendi que cada um tem a sua beleza porem algumas pessoas valorizam e prezam ter mais a externa enquanto outros se lascam pois nao a possuem

Anônimo disse...



O papel dos meios de comunicação vem através dos tempos e da mídia moderna, construindo novos valores na sociedade capitalista, no mercado consumidor e no padrão de beleza.

Com a influencia da mídia, não só as mulheres como homens também estão na busca frenética pela beleza perfeita, e tudo isso se deu com o cinema de Hollywood que ajudou a criar novos padrões de aparência.
Os programas de Tv vem cada vez mais dedicando espaço para apresentar novos produtos. O consumo gerado pela mídia foca cada vez mais jovens e mulheres a comprarem produtos e assim obter na sociedade a beleza perfeita imposta pelo mercado.

A mídia mostra cotidianamente que a beleza perfeita se refere, a um corpo saudável ,a boa alimentação,aos exercícios físicos entre outros,evidentemente que tudo isso tem um preço e que nem todos podem pagar.O certo seria uma mudança na forma de comunicação possibilitando meios de comunicação alternativa(rádios e TVs)que poderá influenciar positivamente os padrões impostos.

Cristiano Silva